A maior festa popular do país não acontecerá em função da pandemia do coronavírus, mas a TVE preparou uma programação carnavalesca com filmes para você ficar em casa sem aglomerações. Os destaques são os longas baianos “Filhos de João – admirável mundo novo baiano” na segunda-feira (8), “Trampolim do Forte” na quinta-feira (11) e “Guitarra baiana: a voz do carnaval” no domingo (14), todos contemplados pelo “Prêmio de Exibição Audiovisual” do Programa Aldir Blanc Bahia.
O documentário “Filhos de João – admirável mundo novo baiano” conta a história do grupo musical “Novos Baianos” e traça um panorama da MPB dos anos 60 e 70, um dos períodos mais efervescentes da música brasileira. Temas como contracultura, carnaval, cinema e tropicalismo circulam em torno das vivências do grupo. Foi neste período que João Gilberto começou a conviver com os Novos Baianos e com sensibilidade se relacionou com aqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB. A direção é de Henrique Dantas.
O drama “Trampolim do Forte” tem Felizardo e Déo como protagonistas da ficção. São dois garotos pobres que moram em Salvador e ganham a vida vendendo picolés para ajudar na renda familiar. Os dois sonham com uma vida melhor, e enquanto trabalham nas ruas, conhecem as propostas de trabalho ilegal. O Trampolim do Forte é o “mágico local” onde, através dos saltos, os jovens buscam a força necessária para escapar da dura realidade. A direção é de João Rodrigo Mattos.
E no domingo de Carnaval vamos nos contagiar com “Guitarra baiana: a voz do carnaval”. Dirigido por Daniel Talento, o filme vai desnudar a história do “pau elétrico”. A invenção é da dupla de instrumentistas baianos Dodô e Osmar, buscando driblar a microfonia, no começo dos anos 40 na Bahia. Com bandolins, cavaquinhos e violões elétricos, uma nova sonoridade nascia e com ela o trio elétrico. Nunca mais o carnaval foi o mesmo. Figuras como Armandinho, Caetano Veloso, Luiz Caldas e Moraes Moreira estão no filme.
Os filmes são produções escolhidas pelo Prêmio de Exibição Audiovisual, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Outro destaque é o especial inédito “Jaime Sodré e o Carnaval Negro da Bahia” – uma produção da TVE com a participação de um dos maiores especialistas na história da Bahia, professor Jaime Sodré que faleceu no último ano. A produção faz um percurso histórico desde o nascimento dos afoxés de Salvador, oriundos dos terreiros de candomblé, ao surgimento dos blocos afro e a consolidação do carnaval negro da Bahia. A narrativa é guiada por depoimentos do próprio Jaime Sodré, que foi escritor, historiador, professor, compositor e artista plástico e durante mais de dez anos comentarista da transmissão do Carnaval na TVE.
Outros filmes e documentários também compõem a programação “Carnaval em casa da TVE” que poderá ser acompanhada pelo www.tve.ba.gov.br/tveonline
Acompanhe a TVE nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
SERVIÇO:
Semana de filmes do “Carnaval em Casa da TVE”
Dia 8 de Fevereiro
20h – FILHOS DE JOÃO – ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO
Dia 9 de fevereiro
20h30 – RACISMO NO CARNAVAL DE SALVADOR
Dia 10 de fevereiro
20h30 – CARRO DE BRINCAR: DA FUBICA AO MICROTRIO
Dia 11 de fevereiro
20h30 – TRAMPOLIM DO FORTE
Dia 12 de fevereiro
19h30 – JAIME SODRÉ E O CARNAVAL NEGRO DA BAHIA
Dia 13 de fevereiro
13h – ILÊ AIYÊ – DO AXÉ JITOLU PARA O MUNDO
Dia 14 de fevereiro
13h – AFOXÉS ENTRE O SAGRADO E O MUNDANO
15h – CAMINHÃO DA ALEGRIA – 60 ANOS DE TRIO – PARTE 1
19h – GUITARRA BAIANA: A VOZ DO CARNAVAL
20h30 – JAIME SODRÉ E O CARNAVAL NEGRO DA BAHIA
Dia 15 de fevereiro
20h30 – CAMINHÃO DA ALEGRIA – 60 ANOS DE TRIO – PARTE 2