Os casos de Covid-19 no sul da Bahia continuam avançado. Em Ilhéus, foram registrados 92 casos até o momento. Lá, três pessoas já morreram, vítimas da doença. O mais recente óbito foi o do médico Gilmar Calazans, de 55 anos. Ele foi sepultado na tarde desta terça-feira (21), no cemitério Basílio, em Ilhéus.
O secretário de Saúde, Geraldo Magela, informou que outro médico, Julio Diaz Guzman, também foi contaminado pelo novo coronavírus. O profissional, que é professor do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Ilhéus.
De acordo com Magela, Dr, Julio é responsável pelas ações de enfrentamento do novo coronavírus no Hospital São José. A contaminação entre profissionais de saúde cresce assustadoramente.
Itabuna
Já em Itabuna, o número de pessoas infectadas subiu para 74, dois são de outros municípios. Segundo a Municipal de Saúde, ao todo, 408 casos foram notificados até o momento. Desses casos, 252 foram descartados, 82 aguardam resultado e 182 estão em monitoramento/isolamento social.
Além disso, 15 pessoas com sintomas suspeitos aguardam coleta, 17 pacientes estão internadas e 12 foram curadas da doença. A cidade tem um óbito registrado.
Por causa do avanço da Covid-19 em Itabuna, o Ministério Público recomendou que se mantenha as restrições e limitações da atividade comercial no município. O governo acatou a recomendação e decidiu que o comércio permanece fechado, por tempo indeterminado.