Vivenciar intensos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, orações, louvores, meditações e leituras bíblicas. É com este objetivo que a comunidade católica de Itabuna está mobilizada, através das pastorais, movimentos, grupos e associações religiosas, para a Vigília de Pentecostes que acontece na Catedral de São José neste sábado (dia 22).
A programação será iniciada com a celebração da Santa Missa, às 18 horas, e se estenderá até a meia-noite. Após a Missa, ocorre a exposição do Santíssimo Sacramento no altar principal da Igreja, iniciando assim a Vigília propriamente dita. Este ano, a Vigília está sendo organizada pela Juventude Missionária (JM) da Catedral de São José, com o apoio do Conselho Paroquial de Pastoral.
Segundo o padre Moizés de Souza, o evento visa preparar a comunidade para a Festa do Dia de Pentecostes, que será celebrada no domingo, 23 de maio. Ele destaca que a solenidade de Pentecostes é uma das mais antigas na tradição da Igreja Católica e lembra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria reunidos no cenáculo, cinqüenta dias após a ressurreição de Jesus Cristo.
"A partir deste acontecimento, como nos relata as Sagradas Escrituras no livro dos Atos dos Apóstolos, revestidos da força do Espírito Santo os apóstolos passam a anunciar o evangelho de Jesus a todos os povos, fazendo nascer a Igreja tal qual o próprio Cristo havia ordenado", pontua o pároco da Catedral de são José. Ele acrescenta que a solenidade de Pentecostes encerra o ciclo pascal na liturgia Católica.
Participam da Vigília os seguintes movimentos: Apostolado da Oração, Legião de Maria, Movimento Terço dos Homens, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (Mece), Pastoral Litúrgica, Religiosas (os), Movimento da Mãe Rainha, Pastoral da Catequese e Crisma, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Equipe da Misericórdia, Movimento Escalada, Movimento de Cursilhos, Vicentinos e o Caminho Neo-Catecumenal.