Um balanço dos atendimentos e ações desenvolvidas em 2022 no Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI) foi apresentado na manhã desta quarta-feira, dia 11, ao secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, e às diretora do Departamento de Educação Básica (DEB), professora Elioenai Farias. No no passado, a equipe multifuncional da unidade especializada da Prefeitura de Itabuna totalizou 521 atendimentos e 356 triagens.
A maior parte dos serviços refere-se a 74 crianças com transtorno de aprendizagem, 85 transtorno do espectro autista (TEA), estimulação multissensorial (24), estimulação de TEA (24) e avaliação psicopedagógica (44).
No encontro, na unidade de atendimento educacional especializado da Secretaria Municipal da Educação aos alunos da educação especial são desenvolvidas ações, serviços e atendimentos nas salas e ambientes pedagógicos oferecendo suporte aos pais e professores e ampliado o atendimento aos alunos portadores de deficiência, matriculados na Rede Municipal de Ensino.
O encontro serviu ainda, para que a equipe que atua na instituição da educação inclusiva apresentasse o funcionamento e a organização pedagógica do local, bem como apontasse as atividades para o ano letivo de 2023.
O atendimento educacional especializado constitui-se de um conjunto de atividades que promovem o processo de inclusão escolar dos alunos, público-alvo da educação especial (PAEE), sendo o CEPEI um importante equipamento que garante o acesso dos alunos assistidos à rede escolar no do município.
Além do CEPEI, atualmente Itabuna conta com 37 Salas de Recursos Multifuncionais que oferecem materiais de apoio pedagógico e tecnologia assistiva, com profissionais especialistas em áreas afins, que desenvolvem atividades de forma complementar e suplementar, garantindo o Atendimento Educacional Especializado para o público-alvo da Educação Especial.