O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat), vinculado à Diretoria da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna realizou 1.304 testes rápidos nas ações preventivas da Campanha Julho Amarelo encerrada ontem, dia 30. O objetivo foi promover atividades contra as hepatites virais e alertar a população sobre os cuidados à saúde.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes,
@ nos testes rápidos foram identificadas 12 pessoas portadoras de sífilis, três com HIV e dois casos de hepatite B, tendo sido os pacientes encaminhados para acompanhamento e tratamento com a equipe multidisciplinar do Cerpat. Durante o mês, houve ação volante nos salões de beleza do centro da cidade, com aconselhamento sobre prevenção das hepatites virais, sob coordenação da gastroenterologista Suely Cristina.
Também foram executadas ações destinadas à orientação de caminhoneiros e motoristas que trafegaram pela rodovia BR-101, na Delegacia da Polícia Rodoviária Federal. Além disso, aconteceu uma capacitação para membros do Grupo de Apoio à Prevenção a Aids (GAPA), com orientações para testagem com fluido oral e sobre as Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PREP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
Na terça-feira passada, dia 27, uma equipe do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento visitou os Hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, para também disponibilizar testes rápidos para os funcionários destas unidades de saúde, de acordo com a coordenadora do Cepart, enfermeira Fernanda Barros.