Ao todo foram realizados 512 testes, tendo sido identificados seis positivos para Sífilis, um para Hepatite C e um para HIV. Além disso, 55 vacinas contra o vírus Influenza (gripe) foram aplicadas nos profissionais do transporte rodoviário de carga pela Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde.
A diretora de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, explica que as ações preventivas e de promoção à saúde são realizadas durante todo ano pelo Cerpart, cuja equipe está sempre pronta para atender convites específicos como o formulado pelo Sest/Senat e PRF.
De acordo com a coordenadora do Cerpat, Fernanda Barros, durante três dias foram distribuídos preservativos, kits de higiene bucal e realizados testes rápidos para detecção de doenças como Sífilis, Hepatites B e C, e HIV. Uma equipe da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde fez a aplicação de vacinas contra o vírus H1N1 (Influenza).
A coordenadora do Cerpat informa que psicólogos e enfermeiros atuaram no aconselhamento e orientação daqueles motoristas, cujos testes deram positivo para alguma doença. “É um trabalho muito importante porque eles recebem o resultado das testagens em poucos minutos e o resultado pode abalar emocionalmente essas pessoas. Por isso, é importante esse aconselhamento”, disse Fernanda.