Ampliando a comercialização dos produtos feitos por empreendedores do território Litoral Sul, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul participa entre hoje (24) e domingo (28) da 40° Exposição e Feira de Negócios de Itabuna (ExpoFenita) realizada no Parque de Exposições Antônio Setenta do município.
O evento reúne empreendedores econômicos solidários responsáveis pela produção de alimentos, bebidas e artesanatos em Itabuna e região circunvizinha e conta também com o espaço Casa do Chocolate, onde comercializa produtos da cadeia do cacau de cerca de 100 marcas baianas. A Casa do Chocolate é uma execução da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do estado da Bahia e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI).
Para o coordenador geral do Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, a iniciativa impacta positivamente na geração de renda aos grupos socioprodutivos da economia solidária. “São famílias que atuam nessa produção, tanto de derivados do cacau, quanto de itens em geral como bebidas, artesanato e outros alimentos. A realização de feiras como essa aumenta o escoamento dessa produção contribuindo, consequentemente, para a geração de renda em nosso território”, conclui.
I FAFESOL
Em paralelo e no mesmo espaço, a Setre e o Instituto Eco Bahia realizam a I Feira Interterritorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FAFESOL). A Setre é responsável pela política pública de economia solidária no estado que, entre outros projetos, envolve os 15 Cesols presentes na Bahia.