A Empresa Municipal de Águas e Saneamento Emasa retomou a produção de água tratada para os consumidores de Itabuna, depois de uma paralisação de pouco mais de 15 horas por falta de energia elétrica nas estações de captação de Água Bruta, no povoado de Rio do Braço, distrito de Banco do Pedro, em Ilhéus, na elevatória de Água, em Mutuns, distrito de Itabuna que voltaram a operar.

Por volta das 15h30min, de sábado (11), a Neoenergia Coelba voltou a fornecer energia elétrica nas duas estações.

A paralisação no fornecimento de energia elétrica se deu em virtude da queda de árvores sobre a fiação da rede da Neoenergia Coelba que, além de provocar o rompimento de cabos elétricos, derrubou postes e interrompeu o abastecimento de energia para as estações da Emasa.

Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, essa interrupção da energia elétrica vai provocar um atraso de 36 horas no cronograma do sistema de manobras no abastecimento da cidade.

“A rede própria da Emasa e a rede da Neoenergia Coelba cortam a mata fechada. Com as chuvas na região nos últimos dias, a probabilidade de queda de árvores é uma constante. Esse incidente provocará atraso de aproximadamente 36 horas em nossas manobras. Vamos trabalhar para diminuir ao máximo esse tempo”, disse o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt.

Ainda de acordo com Bitencourt, a presteza das equipes da Neoenergia Coelba em identificar e solucionar o problema, foi preponderante no restabelecimento da energia elétrica nos sistemas da Emasa.

“É importante destacar a presteza das equipes da Neoenergia Coelba, que atuaram para recuperar a rede elétrica danificada e possibilitar a gente voltar a operar”, reconheceu Bitencourt.