Uma ação solidária de colaboradores da empresa Socializa, que administra o Conjunto Penal de Itabuna, está contribuindo para abastecer os estoques de sangue e derivados no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A ação faz parte do projeto “Junho Vermelho no Conjunto Penal de Itabuna”, em alusão ao mês de incentivo à doação de sangue no Brasil – hoje, 14 de junho, é o Dia Mundial da Doação de Sangue.
A ação é incentivada pela Gerência Local da Socializa, que organizou uma escala especial para os colaboradores que se comprometeram com esse gesto de solidariedade. “A doação é um gesto de amor ao próximo, e nossos colaboradores abraçaram a ideia. Ao longo desse mês teremos doações diariamente. A ideia é conseguirmos 100 voluntários até o fim do mês”, afirma a Responsável Técnico pelo Posto de Saúde Penitenciário, enfermeira Jeniffer Soares.
De acordo com o coordenador de captação de doadores do Banco de Sangue, Rosildo Ribeiro, o mês de junho tradicionalmente é um período crítico para os estoques dos hemocentros em geral, e o mesmo ocorre em Itabuna. “Por ser um mês com muitas festas, especialmente na nossa região, a demanda, que já é grande, aumenta ainda mais”, afirmou.
O coordenador afirma que a iniciativa da Socializa é muito importante, porque além de ajudar a suprir a necessidade de reposição dos estoques, tem o poder de influenciar outras instituições a fazerem o mesmo. “Essa iniciativa é de grande relevância, esperamos que outras empresas e instituições possam também seguir esse exemplo. A necessidade de sangue é constante”, afirmou Rosildo Ribeiro.