Além disso, a maior feira de produtos gourmet, artesanais e de origem da Bahia gerou mais de 500 postos de trabalho direto e arrecadou mais de 6 mil quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao programa social Bahia sem Fome, do Governo do Estado. Este, aliás, por meio da Setur, SDE, SDR, Sema, Setre e Seagri, foi parceiro fundamental para a realização do evento.
As atividades de capacitação promovidas pelo Origem Week contaram com um número acima de 2 mil participantes. Durante a ocasião, também foram firmadas parcerias entre hotéis, restaurantes, supermercados, distribuidores e expositores de todo o estado e dos mais diversos segmentos.
O cenário foi ainda melhor do que o que esperava o CEO Marco Lessa, que tinha estabelecido uma meta de 15 mil visitantes. “Tivemos um público 50% maior em relação ao do ano passado; um público qualificado, consumidor e que, conscientemente, participou da campanha de arrecadação de alimentos. Portanto, além de expositores satisfeitos, tivemos uma arrecadação bastante significativa”, avaliou.
Lessa ainda ressaltou a promoção da economia local, bem como de alimentação saudável e de cadeias produtivas que têm impacto socioambiental positivo. “Se a pessoa passa a consumir os produtos da Bahia, como o chocolate e o artesanato, e a visitar as cidades baianas, o dinheiro fica aqui e, naturalmente, impacta outros segmentos”, concluiu.
Sobre o Origem Week
Dentro da programação do Origem Week 2023, ocorreram eventos já consagrados, como o Chocolat Salvador Festival, Salão do Café, Bahia Descobre a Bahia e Origem Brasil, tendo apresentado marcas baianas, nacionais e importadas.
Durante os quatro dias de feira, a agricultura familiar, produtores de pequeno, médio e grande porte, representantes do poder público, privado e da sociedade civil organizada puderam compartilhar experiências e divulgar as melhores práticas, para a entrega de produtos cada vez mais sustentáveis e rentáveis, tendo promovido as comunidades que dependem diretamente dessas atividades.
O Origem Week 2023 foi uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Setur, SDE, SDR, Sema, Setre e Seagri. Grande sucesso de público, o festival caiu no gosto de baianos e turistas e já faz parte do calendário de eventos do estado.