O presidente da CDL Itabuna, Carlos Leahy, anunciou que o comércio será reaberto nessa quarta-feira (1). O decreto de abertura será assinado hoje – caso seja definida –, mas não é unanimidade entre a população. O município só contava, ontem, com dois leitos de UTI, entre adultos e pediátricos. Não há informação se são os dois adultos, o que já seria grave, se são pediátricos ou meio a meio.
A abertura está em estudo pelas duas universidades (UESC e UFSB), que apresentariam, na segunda-feira (29), as recomendações às instituições do comércio e da sociedade, para contribuição e melhoria. Posteriormente, a sugestão seria apresentada “ao chefe do Executivo, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e ao Ministério Público, objetivando definir deliberações de responsabilidades das partes envolvidas”. (VEJA AQUI)
Não há notícia de que tenha havido essa apresentação, contribuições das instituições da sociedade, muito menos deliberação do prefeito baseada nesses estudos.
O prefeito Fernando Gomes, aliás, chegou a anunciar que abriria o comércio de qualquer jeito, mesmo que para isso tivesse ordem de prisão decretada pela justiça, segundo foi divulgado pela imprensa local. Ou seja, pagaria pra ver. O que leva à constatação: base científica para abertura do comércio nunca foi efetivamente considerada.