Representada pelo presidente, deputado Pablo Roberto (PSDB), a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia realizou, na manhã desta quarta-feira (6), uma visita técnica ao Conjunto Penal de Itabuna. A comitiva visitou todos os projetos de ressocialização – educação, esporte, leitura e trabalho, além das áreas de segurança, alimentação e Corpo Técnico.
O deputado Pablo Roberto afirmou que a visita foi muito proveitosa, especialmente no que diz respeito às atividades ressocializadoras. “Tivemos uma boa visão de todas as áreas”, afirmou. A comitiva entrevistou internos, funcionários da segurança, profissionais da Arte-Educação, Saúde e Alimentação.
De acordo com o diretor-presidente da empresa cogestora Socializa, que também dirige o sindicato nacional das empresas do setor, Eduardo Fialho, visitas como essa são essenciais para o aperfeiçoamento da gestão. “A unidade de Itabuna tem sido destaque nacional em ressocialização, especialmente na Educação. Vamos aguardar o relatório da comissão, para eventualmente corrigir possíveis detalhes e avançarmos ainda mais”.
O deputado elogiou os projetos educionais desenvolvidos na unidade, destacando a Remição Pela Leitura, especialmente a leitura em livros eletrônicos (Kindle). Conheceu ainda os projetos de Educação Musical, Corte e Costura, Artesanato, Xadrez e Salão de Beleza.
“A sociedade precisa reconhecer o que é feito aqui. Podem contar com a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública. Sabemos que os maiores entraves geralmente estão na área da saúde, e nós podemos ajudar enquanto Comissão”, finalizou o deputado.
A visita técnica foi acompanhada pelo diretor-adjunto do Conjunto Penal de Itabuna, Bruno Pitanga, que representou a gestão estadual e o diretor Bernardo Dutra. Pela Socializa, o gerente corporativo Rodrigo Azevedo e o gerente administrativo local, Yuri Damasceno também auxiliaram na apresentação da Unidade Prisional.