O secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello, participou da Mesa Redonda do Núcleo Empresarial de Gestão de Crise e Reputação da Associação Comercial da Bahia (ACB), nesta terça-feira, 15, com o tema “A Comunicação do Estado na Crise da Pandemia”.
O secretário abordou as estratégias e os bastidores da comunicação do governo com a sociedade durante a crise sanitária atual, com destaque para o trabalho planejado e a responsabilidade pública do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador que deram as mãos e adotaram medidas importantes. “Em momento algum a gente passou informação errada ou tentou esconder a realidade”, destacou.
Curvello lembrou ainda da campanha “Todos unidos contra o coronavírus”, que contou com a presença de empresas, cooperativas, e outras entidades para fazer a máscara virar um hábito na Bahia. “Uma boa parte das nossas campanhas foram feitas em celular. Eu mesmo filmei entrevista do governador pra matéria do Jornal Nacional. Precisamos aprender muita coisa nova nesta pandemia”, disse.
O presidente da ACB, Mário Dantas, aproveitou o momento para alertar sobre a necessidade de se pensar com brevidade em uma campanha de vacinação para o estado. “Podemos montar uma ampla frente público-privada para esta intervenção, pois pelo que me parece este seria o caminho mais rápido para resolver este problema”, pontuou.
Curvello também vê como agenda prioritária uma ampla estratégia de comunicação sobre a vacina, mas indica que o grande desafio é enfrentar o descrédito do governo. “Muita gente olha as campanhas e quando vê que é do governo já não acredita. Já acha que é mentira. Por isso, pesquisa do Datafolha indica que 22% dos brasileiros dizem que não tomarão o imunizante”, complementou.
Coordenada pelo vice-presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, a mesa teve as participações da jornalista Monique Melo, do estrategista Marcelo Lyra, e do professor Zilan Costa e Silva. “Todos temos nossa função social. Sejam empresas, cidadãos ou governo, cada um tem que fazer a sua parte. Por isso este Encontro é importante. Conhecer boas práticas de comunicação permite que governo e sociedade atuem juntos neste momento”, finalizou Cavalcanti.