A campanha Outubro Rosa, realizada anualmente pelo Conjunto Penal de Itabuna, mais uma vez foi avaliada pelas mulheres da unidade prisional como um importante serviço. Todas as mulheres atualmente custodiadas no CPI tiveram acesso a serviços e informações que nem sempre dispuseram enquanto estavam em liberdade.

Este ano, além da parceria com o Grupo Se Toque, que faz um importante trabalho de conscientização sobre o câncer de mama, foram realizados exames preventivos (colo do útero), bem como ultrassonografias transvaginal e de mamas. Todas atividades ocorreram na própria unidade prisional.

De acordo com a Responsável Técnica (RT) do Posto de Saúde Penitenciário (PSP), Jeniffer Soares, a campanha ampliou as oportunidades de cada mulher conhecer mais sobre o câncer de mama, bem como também incentivou o conhecimento sobre outros tipos de câncer, como o de colo do útero e o de ovário, e formas de diagnóstico e tratamento.

“Buscamos enfatizar a importância de exames regulares como papanicolau, mas também o autoexame de mamas e a importância de cada uma conhecer seu corpo para saber identificar possíveis problemas ainda no início quando as chances de cura são maiores”, informa a enfermeira Jeniffer Soares.

 

Assim, completa, “aproveitamos esse momento para incluir discussões mais amplas sobre a saúde integral da mulher. São ações que ajudam a informar e mobilizar as reeduandas, reforçando a importância do diagnóstico precoce e aumentando as chances de tratamento eficaz para quem recebe o diagnóstico de câncer”, finaliza Jeniffer Soares.

A Campanha Outubro Rosa foi realizada pela empresa Socializa, em nome do Governo do Estado e da Direção do Conjunto Penal de Itabuna.