A edição 2024 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Privados de Liberdade (ENCCEJA -PPL) revelou uma aprovação recorde de reeducandos do Conjunto Penal de Itabuna. O resultado é a reafirmação do compromisso com a ressocialização e reintegração dos indivíduos privados de liberdade, especialmente por meio da educação.
Entre aprovados total e parcialmente, foram 257 reeducandos. Este número é 37,43% superior à edição de 2023, quando foram aprovados nas duas modalidades 187 candidatos. Este ano foram 123 aprovados (total) contra 94 em 2023; e 134 aprovados parcialmente, ante 93 em 2023.
De acordo com o diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Bernardo Cerqueira Dutra, o resultado é animador, especialmente porque reafirma uma característica da unidade, que é efetivar a ressocialização e a reintegração produtiva dos reeducandos. “Este é um resultado que reflete a opção do Governo do Estado pela Educação, e que vem sendo efetivado pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Para resumir: é um orgulho!”.
Bernardo Dutra destaca a parceria com a empresa cogestora Socializa, que abraça a bandeira da ressocialização, assim como com as diversas instituições que atuam na execução penal – Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da Comarca de Itabuna; Ministério Público, por meio da Promotoria junto à VEP; Defensoria Pública; e Ordem dos Advogados do Brasil. “Sem essas e outras parcerias, a exemplo das escolas das redes municipal e estadual, nada poderia ser construído da forma que estamos construindo”.
Mas, para o diretor, o ENCCEJA já é uma conquista consolidada, e as atenções se voltam agora para o Enem, que teve o resultado divulgado ontem. Nossos esforços se voltam agora para a possibilidade de repetir o ENCCEJA e alcançar um grande sucesso no Enem. Já estamos de olho no Enem e esperando o Sisu”, adianta o diretor.
Dados
São considerados aprovados os alunos que obtiveram aprovação em todos os componentes. Já os aprovados parcialmente são os candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um componente entre os 4 realizados em cada nível (Ensino Fundamental e Ensino Médio). São eles:
Ensino Fundamental – Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.
Ensino Médio – Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Outros números: aumento de 30,85% de aprovados totais e 44,09% de aumento de aprovações parciais em relação ao ano de 2023. No geral, o crescimento de aprovações foi de 37,43%.