A Cooperativa de Turismo e Promoção Social (Cooperbom Turismo) vai selecionar quatro jovens para participarem do projeto “Sustainable Development Goals – Inspiration for Youth Entrepreneurship (SDGIYE)”. Os intercâmbios acontecerão até novembro, na Polônia e na Itália, envolvendo formações nas áreas de empreendedorismo. Para se candidatar, é preciso ter entre 18 e 30 anos, noções de inglês e passaporte válido. Interessados devem enviar currículo e carta de motivação para o e-mail [email protected].
O projeto SDGIYE visa à promoção do empreendedorismo juvenil na área de microempresas, aplicando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa é cofinanciada pelo Programa Erasmus+ da União Europeia e formada por um consórcio de cinco países: Brasil, Argentina, Itália, Polônia e Uruguai. “O objetivo é transferir metodologias inovadoras para melhorar as competências empresariais e a sensibilização para a necessidade de desenvolvimento sustentável nos negócios e na vida pessoal”, explica a gerente de projetos da Cooperbom Turismo, Maria Morais.
Antes da viagem de uma semana aos países europeus, os jovens selecionados passarão por cursos de treinamento e de aprimoramento de inglês, oferecidos pela Cooperbom Turismo. Também como parte do projeto, em setembro, representantes poloneses passarão nove dias em Ilhéus para uma visita supervisionada. Na oportunidade, irão participar de workshops e encontros em escolas para debates sobre barreiras e oportunidades de inclusão social dos jovens em situação de vulnerabilidade.
Além de contribuir para a formação profissional, o projeto SDGIYE utiliza a educação não-formal como ferramenta para promover também a Agenda de Desenvolvimento Sustentável, inclusão social e promoção da diversidade. Ao retornarem do intercâmbio, os participantes brasileiros terão a oportunidade de repassar os conhecimentos adquiridos para outros jovens locais.