O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou na noite de sexta-feira (10), a desinfecção preventiva do SAC de Porto Seguro. A ação faz parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias do Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE) e foi realizada pelo 6º Grupamento de Bombeiros.
“Esta é uma ação de extrema importância para que o SAC possa funcionar com a garantia da segurança sanitária necessária para as pessoas, neste momento em que enfrentamos esta pandemia do coronavírus. Além disso, encaminhamos máscaras e protetores faciais para toda a rede SAC”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.
O SAC Porto Seguro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O atendimento na unidade é exclusivamente por agendamento, através do SAC Digital. Os serviços ofertados no posto são: emissão de carteira de identidade (RG); emissão do CPF; solicitação do seguro-desemprego; entrega da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); e serviços para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran-BA.
Para a desinfecção, que acontece nos ambientes internos e áreas externas, os militares utilizam hipoclorito de sódio a 1%. “Realizamos a desinfecção de toda a estrutura do SAC, para oferecer mais segurança tanto para os funcionários quanto para os usuários da unidade. Esta é mais uma ação do Governo do Estado para evitar a propagação do coronavírus no nosso território. Outras unidades do SAC também passarão pela desinfecção”, destacou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles.
Para ter acesso ao SAC Digital e agendar o atendimento no posto de Porto Seguro, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o Call Center (0800 071 5353).
Medidas de segurança – A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem às unidades com atendimento especial, praticando a distância física de um metro e meio entre as pessoas, utilizando máscaras de proteção e buscando atendimento nos postos apenas se já tiverem realizado o agendamento, no dia e horário pré-estabelecidos.
Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências dos postos, bem como dos móveis; reorganização das salas de espera para promover o distanciamento dos clientes; distanciamento dos funcionários nas recepções e baias de atendimento, bem como uso de máscaras de proteção. E ainda controle do agendamento, estabelecendo o número reduzido de pessoas nas salas de espera, incluindo funcionários, como determinado pelo Decreto Estadual 19.529/20.