Foi celebrada ontem (27), em Itacaré, as comemorações alusivas ao segundo aniversário do fechamento do lixão do município. Realizado no Centro de Triagem e Econegócios, o evento teve um Culto de Ação de Graças, café da manhã e distribuição de brindes ao integrantes da Associação Vitória, formada pelos ex-catadores.

 

A manifestação religiosa foi em agradecimento pelo encerramento do lixão de Itacaré e pela inauguração do Centro de Triagem e Econnegócios – CTE, que proporcionou às 25 famílias, a retirada do lixão e a dignidade de trabalhar em um lugar melhor, além das novas moradias construídas em parceria feita pela Prefeitura e o Goveno do Estado da Bahia.

Em dois anos, a produção de reciclados já ultrapassou a marca de 700 toneladas de materiais que, sem a reciclagem e sem a força dos agentes ambientais da Associação Vitória, e sem o esforço da prefeitura de Itacaré, poderiam estar causando danos ao meio ambiente e destruindo a preservação do município e suas belezas naturais.

“É gratificante ver a vida de pessoas se transformando com ações efetivas e políticas públicas. O objetivo agora é ensinar cada um a fazer a coleta seletiva na sua própria casa ou empresa e somar forças para uma Itacaré mais sustentável”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Marcos Luedy.

Com o fechamento do lixão os resíduos sólidos de Itacare são depositados numa estação de transbordo e de lá encaminhados ao aterro sanitário da CVR Costa do Cacau, localizado em uma área licenciada pelo Inema e Ibama às margens da Rodovia Ilheus-Itabuna.