A Fundação Cultural do Estado da Bahia, por meio de sua Diretoria de Audiovisual (Dimas), lança chamada pública para constituir o Mapeamento de Obras Baianas para Comercialização. O Mapeamento, que tem cadastro online e gratuito, vai de hoje (03) até o dia 04 de março de 2022, e visa estimular a difusão, comercialização e visibilidade da produção audiovisual da Bahia.
O Mapeamento consiste no levantamento de obras audiovisuais nos formatos de longa-metragem, telefilme e série que estejam disponíveis para comercialização, nas fases de desenvolvimento ou finalizadas, entre 2015 e 2021, na Bahia.
Serão catalogadas e disponibilizadas as sinopses, informações técnicas, contatos, links e fotos das produções audiovisuais visando promover essas obras aos players do mercado audiovisual nacional e internacional. A ação integra as atividades de produção de dados, estruturação de mercado e promoção da Bahia Film Commission, e se justifica pela necessidade de desenvolvimento de ações que fomentem toda a cadeia da produção audiovisual, em especial a comercialização.
O Mapeamento será lançado ainda no primeiro semestre de 2022 e ficará hospedado no site da Dimas, na página da Bahia Film Commission. A realização conta com apoio do Observatório do Audiovisual Baiano.
A Bahia Film Commmission foi instituída pelo governo do estado da Bahia em 2010 e integra a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb). Tem como principais atribuições prestar apoio técnico, estimular a realização de obras audiovisuais na Bahia na modalidade de co-produção nacionais e internacionais, prestar informações às empresas, órgãos, entidades e produtores interessados em realizar projetos audiovisuais no território baiano, participar e propor ações promocionais, inclusive da Bahia como locação cinematográfica, de filmes, séries, novelas e conteúdos audiovisuais em geral.