Alexandre Oliveira (foto), de 20 anos, estudante do Curso de Manutenção Automotiva do SENAI-BA, foi escolhido para integrar o time baiano para a seletiva nacional, que definirá os competidores do Brasil na WorldSkills 2021.
O jovem é um dos 13 estudantes que irão às competições nacionais pelo SENAI, de onde sairá a delegação brasileira que vai disputar o torneio em Shangai, na China. “É uma oportunidade imperdível! ”, comemora. Os candidatos passaram por provas teóricas e práticas, compostas por sete etapas classificatórias e eliminatórias. Agora, treinam, ao menos oito horas por dia, de olho na disputa em solo asiático.
Além da Tecnologia Automotiva, foram selecionados competidores regionais das ocupações Mecatrônica, Instalações Elétricas Prediais, Controle Industrial, Robótica Móvel, Logística Internacional, Tecnologia de Laboratório Químico, Computação em Nuvem, Segurança Cibernética e Tecnologia da Água.
Na competição realizada em 2019, em Kazan, na Rússia, os estudantes Daniela Carneiro, Ítalo Gonçalves e Edmilson Souza conquistaram a medalha de bronze nas ocupações em que competiram (Química e Mecatrônica, respectivamente). Foi a primeira participação da Bahia no torneio mundial de educação profissional e o aproveitamento foi total.