DE RODAPÉS E DE ACHADOS

por Domingos Matos
0 comentários 4 minutos para ler

Adylson MachadoNo correr destes dias alguns fatos trazidos a lume dispensam comentário mais apurado. Quando o tema se esgota em si mesmo, um rodapé pode definir tudo e ir um pouco além.

Adylson Machado

 

Rabo preso

benéNão repercute bem no seio de uma sociedade civilizada ações como a do HBLEM, de impedir o trabalho da equipe da TVI que pretendia realizar matéria sobre o estado em que se encontra o hospital, ainda que não suficientemente esclarecido se o registro violaria a privacidade dos pacientes ou se apenas alcançaria almoxarifado, cozinha, laboratório etc.

Negar a Ederivaldo "Bené" Benedito (foto) acesso à documentação de fatos que se tornaram públicos foi jogar farinha no ventilador. E o pior: além inviabilizar a tomada de cenas (velada confissão em relação ao que buscaria a matéria apurar), levar legítimo jornalismo ao plantão policial.

Até porque, se todas as denúncias de descaso procederem, caso de polícia é o próprio hospital.

FHC no programa do PSDB

Em sua segunda aparição eleitoral, o candidato José Serra mostrou-se ao lado do Presidente Lula, elogiando a ambos.

Se atentarmos para a última estimulada do DATAFOLHA, não funcionou (Dilma 47% X Serra 30%). A solução é trazer Fernando Henrique Cardoso ao programa, no status de ex-presidente e cabo eleitoral, ainda no primeiro turno, para pedir votos para o tucano. Depois é só conferir as pesquisas de intenção de voto.

Polícia prendendo polícia

Para o cidadão habituado a ver ações policiais levadas à cinematografia – com amplo e subjetivo respaldo de alguns órgãos da imprensa local – causou espanto a prisão de um delegado da Polícia Civil da Bahia como suspeito de crimes diversos, inclusive assassinato de um colega.

Aguarda-se a reação do jornalismo que se encantou com as ações comandadas pelo delegado, enquanto autoridade em Itabuna.

Quem tem olhos fundos

Lídice e Pinheiro inauguraram comitê eleitoral em Itabuna. Se não houver mudanças na majoritária para o Senado pela Bahia, um deles prepara terreno para disputar a única vaga nas eleições de 2014. A não ser (quem sabe?) que o César se torne cavalo paraguaio.

De qualquer forma, como diziam antigamente – dentre eles minha avó Tormeza – "quem tem os olhos fundos começa a chorar mais cedo".

Campanha da fraternidade

sollaReunidos em torno da mesma mesa Deputados, Secretários, Ministério Público, Prefeito, Vereadores discutindo o HBLEM, na legítima busca por mais dinheiro, com suas provas da carência (na ambiguidade que a expressão ora adquire, que aqui se ajusta tanto à falta de recursos como à falta de melhor atendimento à população).

Um semblante centraliza as atenções: o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla.

Fotografia na primeira do Diário Bahia (sexta, 20) mostra um secretário "reunido em Itaici". Fisionomia contemplativa, de Bispo da CNBB preparando a Campanha da Fraternidade.

Subindo a serra

Eduardo Anunciação (Política, Gente, Poder), no Diário Bahia, trouxe na sexta-feira 20, uma pérola de achado, que dispensa as centenas de páginas publicadas sobre o quadro recente da corrida presidencial, considerando as pesquisas de intenção de voto, calando alguns "jornalistas" que se empolgam quando o seu candidato vai bem, ainda que no twitter.

eduardo"Dilma Rousseff, subindo a serra", pontuou Eduardo Anunciação (foto) em suas "anunciações" na mais perfeita e lúcida conclusão sobre o momento traduzido pelos institutos.

Em meus tempos de primário, difícil era escrever Kubitschek. Como as coisas caminham, a meninada vai ter que aprender Rousseff, que anda "subindo a serra", como primou Eduardo.

Porta pede proteção

Nessa briga de foice no escuro, tendo por palco a Câmara Municipal de Itabuna, vai sobrar para quem não tem nada a ver: a porta da sala da Presidência da Casa, ultimamente vítima de reações inusitadas.

Adylson Machado é escritor, professor e advogado, autor de "Amendoeiras de outono" e " O ABC do Cabôco", editados pela Via Litterarum

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.