A comunidade está sendo convidada a conhecer as etapas do trabalho realizado por uma unidade de recebimento, além de participar de atividades culturais e educacionais que incentivam a preservação do meio ambiente. Estão previstas apresentação teatral do grupo Terra Viva (Assentamento Terra Vista), palestra sobre a lei 9.974/00 e momentos de entretenimento com palhaço e lanche.
Ainda como parte das atividades, alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das escolas envolvidas nas comemorações participam dos concursos de desenho e redação, ambos com etapa local e nacional. O tema do concurso de desenho é “Cuidar do campo é cuidar da vida” e do concurso de redação é “O meio ambiente e as embalagens do campo: tudo a ver!”.
Os municípios participantes são Arataca, Almadina, Camacan, Gandu, Itabuna, Itagibá, Ibicuí, Itapitanga e Ilhéus. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Ceplac garantem o apoio institucional.
Segundo a Gerente da Arisba, Joerlane Aquino (foto), “o objetivo da comemoração é levar as comunidades do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à preservação do meio ambiente, por meio de um exemplo de sucesso que é o Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas)”.
De acordo com o presidente da Arisba, Ronaldo Abude “é de suma importância a realização deste evento e de todas as atividades que dizem respeito ao meio ambiente, pois proporciona às pessoas, desde estudantes até profissionais que atuam na área, o conhecimento do processo de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, mantendo o campo limpo, sem resíduo tóxico, proporcionando maior qualidade de vida, pela segurança da inexistência de tais materiais em áreas agrícolas”.
Para a Coordenadora Regional da Adab/Itabuna, a Srª Catarina Cotrim, a preservação do meio ambiente é de fundamental importância para a sustentabilidade da agricultura. “A destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos garante a saúde ambiental e humana, evitando a contaminação dos mananciais, solo, ar, animais e o próprio homem. Comemorar o Dia Nacional do Campo Limpo é refletir sobre as nossas atitudes em relação ao meio ambiente e educar as futuras gerações nas boas práticas agrícolas e ambientais”.