A proposta de concessão do diploma foi apresentado pelo vereador Jaridson Valete Pires, o Ninho da Saúde, e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. De acordo com o proponente, o homenageado reúne todas as condições éticas e morais, especialmente em sua atuação profissional, em que serviu à comunidade itabunense na Polícia Militar da Bahia durante 24 anos, para merecer a honraria.
“Hoje, como diretor-adjunto do Conjunto Penal de Itabuna, o Sargento Dutra segue dando sua contribuição à comunidade. Tenho certeza que a população itabunense – e até regional – se sentiu e se sente bem representada tendo esse profissional exercendo suas funções públicas, seja como diretor-adjunto do presídio, ou quando ele contribuía ostensivamente com a segurança de todos, em seus muitos anos de PM”.
Título
Essa é a segunda homenagem que a diretoria do presídio recebe da Câmara, em dois anos. Em 2017, o diretor da unidade, o capitão PM Adriano Valério Jácome da Silva foi homenageado com o título de Cidadão Itabunense. Ele é natural de Ilhéus.