A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) do Departamento de Vigilância em Saúde, tem reforçado as ações na área de Educação em Saúde com palestras que destacam a importância da adoção e a posse responsável de animais domésticos que ajudam a reduzir o número de cães e gatos abandonados nas ruas. As atividades são desenvolvidas todas as semanas em parceria com a administração das Unidades Básicas e de Saúde da Família.
As palestras, ministradas por profissionais e pela médica veterinária Ellen Gleicer Lima Santos, da coordenação da DCZ, são direcionadas a pacientes que aguardam atendimento médico nas UBS e USF. Na semana passada, por exemplo, nas unidades de saúde do Fátima I e II, no Fátima, e Alberto Teixeira Barreto, na Califórnia, a equipe reforçou a importância da vacinação dos animais de estimação contra a raiva e das pessoas contra o Covid-19.
Ellen Gleicer explicou que a Educação em Saúde é um processo permanente visando desenvolver a conscientização e o senso de responsabilidade pelo bem da coletividade que envolve os diversos profissionais de saúde. “Além disso, é importante ampliar o conhecimento das pessoas em relação a assuntos ligados à saúde tanto humana quanto dos animais, pois, só assim teremos uma cidade mais saudável”, destaca.
Ela garante que as informações levadas à comunidade, como parte do cronograma de trabalho da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, é também uma forma de aproximação entre os moradores e o poder público. “Não deixa de ser uma porta aberta para o recebimento de denúncias envolvendo fatores de risco para ocorrência de zoonoses ou acidentes com animais peçonhentos em nossa cidade”, diz a coordenadora do DCZ.
“As ações educativas representam momento importante quando as pessoas podem conhecer um pouco mais sobre as atividades da Divisão de Controle de Zoonoses, esclarecer dúvidas sobre o trabalho que a unidade desenvolve e aprender mais sobre os cuidados com os animais domésticos”, finaliza Ellen Gleicer.