O documentário sobre o projeto “Motoboys do Brasil”, produzido pela Barro de Chão, será exibido nesta sexta-feira, dia 30, às 14h30min, no auditório do Centro de Cultura Paulo Souto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A exibição é aberta a toda comunidade acadêmica e ao público, de modo geral.

A pesquisa iconográfica “Motoboys do Brasil” resulta em um projeto multilinguagem, composto por livro, exposição fotográfica itinerante e documentário, realizada em dimensão nacional. O livro foi lançado na Câmara e na Academia de Letras de Ilhéus. A exposição já pode ser visitada no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, com entrada franca.

O produtor Mauro Rossi argumenta que o projeto tem como missão “reconhecer e valorizar a vida desse segmento social, cultural e profissional essencial para a sociedade brasileira”, além de fomentar o debate e um novo olhar sobre a questão da mobilidade urbana. A equipe que rodou o país durante a produção incluiu aspectos da realidade dos motoboys em Ilhéus.

O documentário tem direção de Julian Alhadef e trilha sonora de Ed Staudingerr. A exibição, no auditório da Uesc, contará com a presença do produtor executivo Mauro Rossi e outros participantes do projeto, que vão poder interagir com estudantes e professores sobre detalhes que envolveram a realização do projeto.

O professor doutor Marcelo Henrique Dias, coordenador do Centro de Documentação Regional (Cedoc), da Uesc, acompanha a equipe de produção do projeto Motoboys do Brasil, e ressalta a importância da pesquisa na dimensão histórica e sociológica sobre a atuação dos profissionais de moto entrega.