Louvável a iniciativa do deputado estadual Luiz Argôlo, que conseguiu verba para que a prefeitura providenciasse iluminação no trecho entre a Vila Vital Teixeira e o condomínio de luxo Jardim das Acácias, na saída de Itabuna para Ilhéus (BR-415).
Mas quem passa por ali sabe que, 200 metros à frente, logo após o viaduto do semi-anel, uma favela chamada Vila da Paz concentra milhares de pessoas, a maioria de baixa renda, desempregados e muitos trabalhadores que fazem, no escuro, a romaria diária para o centro de Itabuna a pés ou de bicicleta.
Custaria muito pouco ao município estender o serviço para um pouco além do condomínio – cujos moradores, aliás, se valem dos potentes faróis de seus carrões para chegar ao paraíso cercado pelos muros coalhados de guaritas e seguranças armados.
Uma pena que os sobreviventes da Vila da Paz só consigam usufruir do benefício da iluminação pública até chegar ao condomínio de luxo. Dali em diante, voltam a ficar por conta da sorte, e chegar em casa, de noite, já não é uma certeza.
Os cidadãos da Vila da Paz só são cidadãos até a metade do caminho.
Clique aqui para ler o texto oficial da prefeitura sobre esse assunto.