O deputado federal Geraldo Simões destacou a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, oficializada nesta terça-feira (16), numa solenidade que contou com a presença do governador Jaques Wagner. Dilma confirmou também que a reitoria da nova universidade será em Itabuna. Para o parlamentar, “a Universidade Federal do Sul da Bahia é um sonho que se tornou realidade e se constitui num farol do desenvolvimento. É tão importante quanto e emancipação política, ocorrida há 101 anos”.
A luta pela implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia começou em 2002, quando Lula era candidato a presidente e passou uma semana em Itabuna, a convite do então prefeito Geraldo Simões. Na ocasião, confiante na vitória de Lula, Geraldo disse a ele que Itabuna merecia sediar uma Universidade Federal, tanto por sua importância para a Bahia, como por ter sido a primeira cidade de grande porte no Estado a eleger um prefeito do PT duas vezes.
Há um mês, durante uma audiência com o governador Jaques Wagner, ressaltou que, como Ilhéus está recebendo empreendimentos importantes como o Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) era fundamental dotar Itabuna de um equipamento importante como a Universidade Federal
Agora que a presidenta Dilma Roussef anunciou a criação de quatro novas universidades federais no Brasil, sendo duas na Bahia, uma no Oeste e outra no Sul/Extremo Sul da Bahia, o deputado foi ao MEC com a bancada baiana para agradecer e apoiar que a reitoria ficasse em Itabuna, obtendo êxito na sua reivindicação. Para Geraldo Simões, a Universidade Federal do Sul da Bahia “é o coroamento de uma luta. É a reafirmação de um compromisso honrado com o Sul da Bahia, uma região que descortina novos caminhos para sua gente”.
Geraldo Simões fez questão de destacar o empenho do governador Jaques Wagner “na implantação da Unifesba e em suas gestões para que a reitoria fosse instalada em Itabuna, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento do município”.