Na segunda-feira, 21, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, participou de encontro com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado da Bahia, Julieta Palmeira, para pedir a inclusão de Itabuna no projeto Casas de Farinha Móveis, que visa o fortalecimento da organização produtiva de trabalhadoras rurais.
Por meio da aquisição desses equipamentos, microindústrias integradas (Casa de Farinha Móvel), o Governo da Bahia incentiva a produção de farinha e demais derivados. No caso de Itabuna, o projeto contemplará as associações das agricultoras familiares, presididas por mulheres em assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas, de terreiros e comunidades indígenas, visando promover a autonomia econômica direta, através da cidadania e qualificação, oferecendo oficinas de formação.
O secretário Moacir Lima estava acompanhado do diretor de Agricultura da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Rodrigo Haun, e do Chefe de Gabinete, Marcelo Lisboa. Eles apresentaram a lista de associações que se enquadram nos requisitos exigidos e reforçaram a importância dessa Casa de Farinha Móvel para a agricultura familiar de Itabuna.
“O encontro foi muito proveitoso, pois a equipe da Seagrima conheceu outros projetos muito interessantes que também podem vir para Itabuna, fortalecendo a apoiando a mulher líder de sua comunidade”, resumiu o titular da pasta.
Ele acrescenta que prefeito Augusto Castro está confiante nessa parceria que “vai ajudar muito a essas mulheres, aumentando sua renda e da família, facilitando o trabalho com o manejo da mandioca para transformá-la em uma farinha de qualidade”, concluiu.