Com a justificativa de reparar perdas inflacionárias e manter os investimentos e compromissos com colaboradores e fornecedores, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) anunciou nesta terça-feira (03), reajuste na tarifa de água a partir de janeiro de 2025.
A empresa havia solicitado à Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Itabuna (ARSEPI), uma revisão tarifária de 23% nos serviços de água e esgoto, mas foi negado e autorizado a correção de 18%. O prefeito Augusto Castro já emitiu decreto autorizando o reajuste.
Segundo a Emasa, por causa da pandemia da Covid, há dois que não ocorre revisão de tarifa. De acordo com com o presidente da Emasa, Raymundo Mendes, nos últimos dois anos as matérias-primas indispensáveis à operacionalidade da Emasa na captação, produção e distribuição de água tratada sofreram reajustes que chegam a quase 300%.
“Mesmo diante das dificuldades e sem a revisão tarifária, foram realizados importantes investimentos com recursos próprios, a exemplo da modernização das estações de captação e tratamento de água. Nos últimos quatro anos, a tarifa de energia teve reajuste de 75%, insumos químicos 286%, enquanto tubos e conexões sofreram aumentos de 187%”, disse Mendes.