A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) vem acompanhando o processo de contenção da encosta em um trecho da BR-101, próximo ao Km 506, nas proximidades do Bairro Lomanto, onde foi implantado o túnel ARMCO, utilizando o método não destrutivo, para a passagem da rede adutora de 500 milímetros do Projeto Mais Água para a Cidade. No local, também ocorreu o rebaixamento de um duto de gás da Companhia de Gás da Bahia (BAHIAGÁS), que coincidiu com o traçado da rede do projeto.

Na manhã de ontem, dia 10, o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho e o gerente Técnico, João Bitencourt, estiveram inspecionando a obra, que está sendo realizada pela C&R Engenharia, a mesma empresa responsável pela execução das obras do Projeto Mais Água.

Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, a construção da encosta busca garantir a estabilidade e segurança do terreno, no trecho da rodovia que sofreu intervenção para a passagem da rede adutora. “A construção desta encosta assegura solidez nessa parte da via que deu passagem para a rede adutora do Projeto Mais Água”, disse Bitencourt.

O presidente Raymundo Mendes Filho afirmou que a BR-101 é uma das mais importantes rodovias federais do País e o trecho que corta Itabuna tem um grande fluxo de veículos. Por isso, a importância de construir a contenção com o muro de pedras no ponto onde ocorreu a passagem da rede da Emasa.

“A rede que atravessou a BR-101 será entroncada à Estação Elevatória de Água, na ETA principal, que levará a água para os dois reservatórios em construção com capacidade de três milhões e cinco milhões de litros. A construção desta contenção é para evitar a degradação do solo no futuro”, explicou o presidente da Emasa.