Uma equipe de campo da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) iniciou na manhã de hoje, dia 15, os trabalhos de recuperação da adutora de 300 milímetros que rompeu na Rua Alto Mirante, no Bairro São Roque. Por cima desta rede foi erguida uma casa de forma irregular e a parte da tubulação quebrou sob o imóvel.
De acordo com o gerente Técnico da Emasa, o engenheiro João Bitencourt, devido ao rompimento ter ocorrido sob a residência, foi necessário fazer um desvio da rede. “As construções irregulares têm sido um grande complicador. Nesse caso específico, foi preciso realizar o desvio de aproximadamente 40 metros de rede, matando a rede atual. Caso contrário, teria que demolir o imóvel para realizar o reparo”, explica.
O gerente técnico da Emasa pede a compreensão das pessoas na hora de construir ou ampliar um imóvel, para que se comuniquem a Prefeitura para evitar imprevisto como o da Rua Alto Mirante.
“A construção e ampliação de imóveis sem o conhecimento do Poder Público, erguidos de forma irregular, termina por gerar esse tipo de problema, causando prejuízos para a Emasa e, consequentemente, para toda a população. Dependendo do sinistro, além dos danos materiais, pode acarretar danos físicos aos próprios moradores” alerta.
O rompimento da adutora no Bairro São Roque vai ocasionar atraso na manobra de abastecimento, prejudicando os bairros Pontalzinho, Castália, Alto Mirante, Santa Inês, Novo Horizonte, Loteamento São João, Antique, o próprio São Roque e os condomínios Pedro Fontes I e II.
Bitencourt alerta que os serviços estão previstos para serem concluídos amanhã, dia 16. Depois de finalizados, o abastecimento começará a ser normalizado. “Após o término do conserto e do desvio da rede, a programação de reiniciar o fornecimento de água será pelo Bairro Santa Inês e os demais na sequência”, finaliza João Bitencourt.