Operários da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) iniciaram na manhã de ontem, 24, as obras e serviços para a extensão da rede de esgotamento sanitário da Rua M, no Bairro Monte Cristo. Atualmente, o sistema que atende aos moradores é condominial, mas será substituído pelo convencional.
De acordo com o gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, estão sendo implantados mais de 450 metros de rede coletora, que vai beneficiar cerca de 100 imóveis.
“Houve o avanço de algumas residências desta rua sobre a rede de esgoto. O que acabava prejudicando a manutenção do sistema condominial. Por isso, é necessário realizar um desvio e expandir a rede para evitar que dejetos continuem a transbordar pela via”, explicou Sampaio.
O presidente da Emasa, Ivan Maia, que acompanhou o início das obras e serviços, disse que a empresa centrará esforços para melhorar a coleta e o tratamento de esgoto da cidade.
“Estão sendo aplicados cerca de R$ 75 mil na expansão da coleta de esgoto da Rua M, nosso objetivo é investir ainda no avanço do esgotamento sanitário de Itabuna para melhorar a qualidade de vida de toda a população”, garantiu.
Ele lembrou que o prefeito Augusto Castro (PSD), está resolvendo o problema da falta de água, com o Projeto Mais Água para a Cidade e próximo passo é priorizar o esgotamento sanitário do município.
“Depois de entregar o Mais Água que vai acabar com o fornecimento irregular de água. A Emasa e a Prefeitura, irão priorizar a ampliação da coleta e do tratamento de esgoto de toda Itabuna”, afirmou Ivan Maia.
Moradora da residência de número 474, há 10 anos, a dona de casa Joseane Santana Costa disse que essa obra estava sendo muito aguardada. “Esse esgoto caia aqui na rua, causando transtorno e um insuportável mau cheiro. Agora, com essa obra o nosso problema vai acabar e as coisas melhorar”, disse.
A implantação da nova rede de esgotamento sanitário da Rua M, no Monte Cristo, é fruto do pedido de providência do vereador Babá Cearense (PP) e da parceria da Emasa com a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), que será a responsável pela recuperação de todo o pavimento.