Durante encontro na terça-feira, 20, houve a apresentação do relatório de monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) de Itabuna. Foi observado que em 2021 houve avanço nas matrículas, crescimento na demanda de Educação Infantil, além do retorno dos cursos de formação para professores e a implantação do Programa Vida Saudável.

O trabalho acompanhou o cumprimento de metas e avaliou estratégias do PME para identificar o que avançou, o que não foi efetivado e o que precisa de atenção no ano letivo de 2023. “ Mas os dados refletem os prejuízos da pandemia e porque ficaram muitos desafios em 2022 por conta da junção da pandemia com as enchentes de dezembro do ano passado”, aponta a coordenadora da equipe técnica do PME, Marisa Aguiar.

O monitoramento do PME, que acontece todos os anos, foi apresentado para o Fórum Municipal e Conselho Municipal de Educação, Movimento Negro, Educação do Campo e ao secretário Josué Brandão Júnior. “Nosso foco neste ano foi o retorno das aulas presenciais diante da necessidade de reconstrução dos espaços escolares”, ressaltou Marisa.

Também participaram do encontro as professoras Elioenai Farias, diretora do Departamento de Educação Básica, e Maria Tânia Silva, diretora do Setor de Organização Escolar. “ É importante destacar que o PME não é uma iniciativa da gestão municipal, mas desdobramento do Planos Nacional e Estadual da Educação, que incluem escolas públicas e privadas”, disse a coordenadora da equipe técnica do PME.

ANO LETIVO

O principal desafio da Prefeitura de Itabuna para o próximo ano é universalizar a oferta da Educação Infantil, o que esbarra na falta de um censo específico que defina esse público. “ Vamos fazer esse censo para saber quantos alunos estamos atendendo e o que precisamos ampliar para a universalização desse atendimento”, afirmou Marisa Aguiar.