O I Encontro de Coordenadores de Educação e Trabalho do Sistema Prisional da Bahia reuniu gestores, servidores e parceiros institucionais para fortalecer o diálogo sobre a educação e o trabalho como pilares da reintegração social de pessoas privadas de liberdade. O encontro foi promovido pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, por meio da Superintendência de Ressocialização e da Divisão de Integração Social.
O evento, que teve na quinta-feira (24), e se encerra nesta sexta-feira (25), em Salvador, promove a troca de experiências, esclarecimento de procedimentos, aprimoramento da coleta de dados e alinhamento de estratégias, reforçando o compromisso com a construção de ações mais eficazes e humanizadas no contexto prisional baiano.
O secretário José Castro, titular da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), participou da abertura do encontro, bem como o superintendente de Ressocialização Sustentável, Bacildes Terceiro. O evento teve a participação de profissionais de todas as unidades prisionais, especialmente de técnicos e técnicas da Socializa, representando as cinco unidades administradas em cogestão com o Governo da Bahia.
Para a fisioterapeuta Laira Ramos o encontro é um momento altamente proveitoso. “Tivemos oportunidade de ouvir sobre as práticas de escuta e recrutamento que, sendo adotadas, ajudam na construção de um ambiente socialmente correto, o que vai refletir nos resultados desejados”.
Já a pedagoga Rute Praxedes diz que são ensinamentos importantes, para que ações que já são promovidas na unidade sejam efetivamente emancipadoras para as pessoas custodiadas. “Temos como desafio efetivar cada vez mais o Programa Integrado de Ressocialização (PRORES), desenvolvido pela Socializa, e as ferramentas indicadas no Encontro, muitas delas já implementadas pela unidade, são de vital importância para essa concretização do nosso fazer ressocializador”.