Profissionais de saúde de 21 municípios regulados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192 192) de Itabuna participaram do I Fórum Multiprofissional de Urgência no Atendimento Pré- Hospitalar, nesta terça-feira, 18, no auditório do SEST/ SENAT.
Realizado pela Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (COREN – BA-BA), o evento teve o objetivo de qualificar os profissionais de saúde. O Fórum abordou temáticas nas áreas de obstetrícia e pediatria com simulação e via aérea avançada com uso de bonecos realísticos para trazer mais proximidade aos profissionais. “O COREN – BA quer assegurar às pessoas uma assistência de qualidade enquanto enfermeiros e médicos trabalham para minimizar danos. Por isso, precisamos melhorar no dia a dia”, afirmou Jefferson Alves, conselheiro do COREN – BA em Itabuna.
A coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Rafaela Caldas, disse que o momento foi voltado não só para as equipes do SAMU-192, mas para profissionais da Santa Casa de Misericórdia, CEMEPI e Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Ela disse ainda que pela manhã, o projeto “Capacita COREN – BA” realizou mesas-redondas e uma palestra sobre a Legislação da Enfermagem. À tarde acontecerão capacitações teóricas e práticas.
“Esse encontro é motivado pela necessidade de um aprimoramento, já que COREN é um órgão fiscalizador, mas chega com o propósito de qualificar os profissionais para depois cobrar os resultados”, realçou.
Segundo ela, o I Fórum Multiprofissional de Urgência no Atendimento Pré- Hospitalar, abordou os cuidados com os pacientes, através de uma capacitação dos enfermeiros que atuam em todos os âmbitos. “A segurança dos pacientes de ponta a ponta deve ser garantida”, frisou.
Além de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e telefonistas do SAMU-192 192, o Fórum teve a presença do médico Paulo de Tarso, um dos precursores do serviço e professor da Universidade Salvador. Ele lembrou que o SAMU-192 é um serviço de ampla importância para as pessoas.
“A saúde é um desafio diário. Saímos de uma pandemia e já estamos entrando em outra que é a da Influenza. O SAMU-192 é um dos pontos de atenção das urgências. Por isso, temos que melhorar ainda mais nosso trabalho”, considera Paulo.
O coordenador do SAMU-192 de Gongogi, Leôncio Souza, participou do evento e ressaltou que os debates foram enriquecedores. “Tenho 12 anos de formado e essa é a primeira vez que participo de um evento do COREN – BA com esse foco. Está sendo bom também, porque o atendimento pré-hospitalar está em constante mudança”, avaliou.