A Escola Municipal Margarida Pereira, localizada no bairro Pedro Jerônimo, em Itabuna, é um exempo de como a educação, se bem gerida, pode provocar mudanças positivas na comunidade e, sobretudo, na vida de seus alunos.

Sob a gestão do professor Érico Santos,
doutorando em Educação pela UNEB, a escola, que este ano passou a operar em tempo integral, acumula muitas premiações e tem se destacado, ao longo dos anos, pela qualidade de seu ensino e seu olhar diferente sobre educação.

O professor Érico, que também é pedagogo e historiador, dirige a escola há mais de 5 anos. Ele apresentou um panorama das conquistas alcançadas pela unidade escolar nos últimos anos. A escola, que oferta até o nono ano, entre tantas conquistas, foi vencedora da Feira Regional de Matemática da Uesc.

A escola também ganhou o concurso da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL, na categoria crônica. Érico ainda ressaltou que a unidade escolar tem um projeto aprovado para a segunda fase na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais no Prêmio Educador Transformador e Prêmio Sebrae de Educação Empreendedor, sendo uma das poucas escolas públicas no eixo norte/nordeste.

E não para por ai! A escola Margarida Pereira teve publicado quatro artigos científicos com relatos do trabalho pedagógico desenvolvido na unidade, em editoras do sul do país.

“Os resultados desse trabalho se deve ao compromisso com uma educação pública de qualidade e da parceira com universidades públicas através dos grupos de pesquisa, a exemplo do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências GPEMEC/UESC, das Oficinas de Cidadania, coordenadas pela Profª. Me. Siomara Nery do DLA/UESC; Formação continuada em serviço para professores de Língua Portuguesa com a Profª Lúcia Fernanda Coimbra do DCIE/UESC”, disse o diretor Érico.

Escola em Tempo Integral
No âmbito da educação pública municipal, a Margarida Pereira, é a única escola de Enino Fundamental – Anos Finais, com oferta de escola em tempo integral para alunos do 6º ao 9º ano.

“Dessa forma, fomentamos a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral estruturada a partir dos eixos: Ampliar; Formar; Fomentar; Entrelaçar; Acompanhar”, explicou.

Com o novo programa, a carga horária dos estudantes foi ampliada. Sendo assim, os alunos permanecem das 7h às 16h, em cumprimento a Meta 6 do PNE. Dentro desse contexto, o plano de consumo nutricional garante a disponibilidade e acesso permanente de alimentos com oferta de alimentos três vezes ao dia: café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Oficinas
Segundo o professor Érico Santos, foi decidido, juntamente com o Conselho Escolar, pela criação de seis oficinas: EU E O MUNDO: UMA RELAÇÃO DE CUIDADOS; DANÇA URBANA; QUÍMICA DECOLONIAL; EMPREENDEDORISMO DIGITAL; LEITURA E ESCRITA CONEXÃO PARA VIDA; INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO COTIDIANO.

“A defesa da gestão ao definir as oficinas é que a escola em tempo integral não se configure apenas como extensão da carga horária, mas como garantia da ampliação das aprendizagens dos estudantes”, explicou o diretor.