O inverno chegou e a Bahia registra ondas de frio em várias regiões do estado. As constantes chuvas contribuem para diminuir a sensação térmica, que chega a 17° em Itabuna. E engana-se quem pensa que as baixas temperaturas afetam somente os humanos.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unime, Dr. Ronaldo Argôlo Filho, explica que, além de todos os cuidados rotineiros com os pets, como boa alimentação, hidratação, higiene e vacinação, devemos ficar atentos aos períodos mais frios do ano.
“Os banhos periódicos continuam, mas deve-se dar preferência aos horários mais quentes do dia, ou utilizar o secador de cabelos para não deixar o animal molhado por muito tempo. No inverno também é comum diminuir o número de vezes que saímos para passear com os pets. Assim, é importante buscar alternativas para exercitá-los e diminuir o tédio”, afirma o coordenador.
Dr. Ronaldo Filho também orienta que gatos não precisam tomar banho nesse período. Podem ser utilizados lenços umedecidos ou xampu a seco para a higienização da pelagem e patas do animal. Caso seja realmente necessário, o banho pode ser dado em locais fechados, com água morna, ou em petshops de confiança.
Como os felinos possuem o hábito de se esconder, é interessante providenciar locais, como caixas de papelão ou madeira, forrados com cobertores. Também é importante tomar cuidado para evitar o acesso dos gatos a equipamentos elétricos, fogão e motor de carros, pois eles podem procurar esses locais para se aquecer, o que pode provocar acidentes.
Confira mais algumas dicas de cuidados
Animais de pelos curtos sofrem um pouco mais, por isso é interessante o uso de roupinhas, camas e cobertores;
Nunca devemos esquecer da higienização desses materiais, evitando assim doenças de pele e doenças respiratórias;
O intervalo das tosas também pode ser aumentado, para manter essa proteção natural por mais tempo;
Lembrar que todos esses cuidados devem ser redobrados para os animais mais jovens e os idosos, pois eles não conseguem regular a temperatura interna de forma eficiente;
É importante não se descuidar das vacinas nos cães e gatos e, no inverno, isto é ainda mais importante. As vacinas mais importantes para prevenir doenças no inverno são aquelas que protegem contra doenças respiratórias, por exemplo, contra a tosse dos canis que afeta os cães e contra a rinotraqueíte que afeta os gatos.
Dicas para aves
Muitas pessoas criam aves como animais de estimação e elas também precisam de cuidados no inverno. Além de todos os cuidados com a alimentação, hidratação e higiene, podem ser colocadas capas nas gaiolas ou as mesmas podem ser colocadas em áreas que não peguem corrente de ar frio.
“As aves podem ser colocadas para tomar o sol da manhã para se aquecerem e os tutores também pode colocar tocas nas gaiolas para servir de refúgio contra o frio. Nesse período as doenças respiratórias nas aves também são mais frequentes. Em casos de suspeita o Médico Veterinário deverá ser procurado”, Reforça Dr. Ronaldo Filho.