O mundo é dos mais espertos, gabam-se os tais ou lamentam os opostos – os populares ‘otários’. O problema é que muitos desses espertos acham que só eles pensam. Foi o que ocorreu com um estalionatário, preso na manhã dessa quarta-feira (15), por volta das 8 horas. Robson Oliveira Borges, de 35 anos, caiu por tentar aplicar o golpe dos cartões clonados em funcionários da empresa Shineray Motos, em Itabuna.
Na ocasião, o homem, que estava fardado com roupas da Hipercard, tentou aplicar o golpe em quatro funcionários da empresa Shineray. Ele ludibriou as vítimas afirmando que todos estariam participando de uma promoção, na verdade uma tentativa de clonagem de cartões de crédito.
Para que o esquema desse certo, Robson agia de forma natural, pedindo os dados pessoais, o código de segurança e o cartão da vítima. Mas no momento em que ‘cadastrava’ última vítima, o funcionário percebeu que Robson escondia na mão uma pequena máquina de clonagem, conhecida como “chupa-cabra”. Percebendo que tinha sido descoberto ele tentou fugir, mas foi alcançado por uma viatura da Polícia Militar.
De acordo com informações dos policiais, ele já vem aplicando o golpe da clonagem de cartões em cidades do interior há pelo menos seis meses. Junto com ele foram apreendidos um celular, canetas e uma camisa da Hipercard, além de R$ 71,00 em espécie.
Questionado pela nossa reportagem sobre o golpe que aplicava, ele respondeu que tudo se tratava de um “assalto mais sofisticado” à Hipercard, pois nenhuma das vítimas sairia lesado. Solícito, Robson ainda teve tempo de dizer que aprendeu a fazer a clonagem de cartões hoje pela manhã e que normalmente não faz esse tipo de coisa.
As vítimas, porém, dizem que ele era deveras habilidoso com a ‘chupa-cabra’. Pós-graduado, mesmo.