Estudante e professora da rede estadual da Bahia têm experiência no MIT e Harvard

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

Vencedores da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), a estudante Yasmin Amorim e a professora Cardiria Monte, da rede estadual da Bahia, embarcaram, neste mês, para Boston, capital do Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, onde vivenciaram uma semana de imersão acadêmica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e em Harvard. Elas representaram a equipe Neurotechs, responsável pelo aplicativo “Sinensi”, desenvolvido para auxiliar no tratamento de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), integrando-se às terapias já existentes de forma lúdica e gamificada.

A equipe foi formada virtualmente, durante a pandemia da Covid‑1, e reuniu seis estudantes de diferentes regiões do Brasil, como Paraná, São Paulo, Brasília, Natal e Bahia para participar da OBT. Entre eles, estavam a baiana Yasmin Amorim, da rede estadual.

O grupo contou com a orientação da professora Cardiria Monte, do Anexo do Colégio Estadual de Jacobina de Caatinga do Moura (Jacobina‑BA), escola escolhida como sede do projeto. Unidos pelo desejo de desenvolver soluções tecnológicas para demandas sociais, eles criaram um protótipo de aplicativo voltado ao apoio de pessoas com TDAH. O trabalho garantiu o primeiro lugar na fase inicial da OBT, em São José dos Campos (SP), e, na etapa seguinte, nomeada de “Escola de Inteligência”, obteve aprovação unânime do júri técnico e do público, em 2022.

A professora Cardiria destacou a importância da experiência para os estudantes. “Foi uma oportunidade única que permitiu aos alunos se aprofundarem no conhecimento tecnológico e acadêmico. Quando comecei a participar, estava na gestão da escola e abracei totalmente o projeto deles. Foi muito bacana perceber que aqueles meninos tiveram ideias tão criativas e que estavam realmente protagonizando algo especial ao desenvolver um aplicativo tão interessante e atual. Ver o impacto positivo desse prêmio na vida deles é algo imensurável”.

Em Boston, os participantes exploraram espaços icônicos de inovação. No Broad Institute Museum, no MIT Media Lab e no MIT Museum tiveram a oportunidade de conhecer as fronteiras da pesquisa interdisciplinar. O Harvard Art Museums e o Harvard Al Brazil demonstraram como a arte e a tecnologia podem gerar impacto social, enquanto a visita às instalações do Google evidenciou a dimensão corporativa da inovação. Todos também participaram de um workshop exclusivo sobre negociação, conduzido pelo especialista Anselmo Cassiano.

Egressa da rede estadual e, atualmente, estudante de Ciência da Computação, na Universidade Federal do Ceará, Yasmin compartilhou sua experiência. “Foi um momento de intenso aprendizado, trocas enriquecedoras e ampliação de horizontes. Mais do que isso, foi uma experiência marcada pelo orgulho de nossas raízes. Todas as três equipes presentes nessa viagem eram times nordestinos, mostrando a força, o talento e o potencial inovador da nossa região”.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.