Uma visita técnica à cidade do Rio de Janeiro intitulada “Lugares dos Direitos Humanos e da Memória Jurídica da Primeira República brasileira no Rio de Janeiro”, foi realizada entre os dias 31 de agosto a 08 de setembro de 2024, por estudantes do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz.

A atividade foi organizada pelos Professores Wagner de Oliveira Rodrigues, Homero Chiaraba Gouveia  ambos do Departamento de Ciências Jurídicas (DCIJur) da Uesc , e Natália Silveira de Carvalho, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

A visita técnica contou com o apoio logístico e institucional da Reitoria Uesc, do DCIJur e da Faculdade de Direito da UFF. Quarenta estudantes do curso de Direito, entre os matriculados na disciplina “História e Direito” e outros integrantes de grupos de pesquisa e extensão como o “Cordel” e “Fome de Direitos”, participaram de três eventos institucionais.

O primeiro foi realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o segundo pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro e o terceiro pela própria Faculdade de Direito da UFF. Os discentes também participaram de atividades de campo em museus e institutos ligados ao Ministério da Justiça e ao Ministério da Educação voltados, essencialmente, a discutir direitos humanos e sua correlação entre o passado e o presente na formação das instituições jurídicas que existem no país.

Para a professora Fernanda Viana Lima, diretora do DCIJur, “a atividade é inédita para o curso de Direito da Uesc. Permitiu ampliar os horizontes de carreiras profissionais e aguçou o olhar em perspectivas históricas sobre como o Direito transforma a vida das pessoas e condiciona, no tempo e espaço, a existência de direitos humanos e fundamentais e seus impactos no atual cotidiano”.