Na última terça-feira (18), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promoveu uma oficina voltado para a aproximação de estudantes do Colégio Estadual de Salobrinho com as tecnologias emergentes da Indústria 4.0, com foco na formação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Stem).
Os participantes puderam explorar, de forma prática e acessível, ferramentas como a realidade virtual, que trazem novas possibilidades para o ensino e aplicação científica, e a impressão 3D, tecnologia que tem revolucionado a indústria e o desenvolvimento de produtos. Além disso, os estudantes puderam conhecer mais sobre a área da robótica.
A ação integra o projeto “Uesc 4.0, tecnologia nas escolas”, aprovado no Edital Uesc Comunidades (Proex/Uesc) e coordenado pelos professores Geovana Pires Lima e Paulo Ambrósio, do Laboratório de Modelagem e Tecnologias Imersivas (MTILab/Uesc), em parceria com a rede Incite Indústria 4.0. A proposta objetiva despertar o interesse dos estudantes por tecnologia e inovação e incentivá-los a explorar possibilidades de carreira nessas áreas e enxergar a Uesc como um caminho para desenvolver tais habilidades e construir uma carreira promissora.
Além das demonstrações tecnológicas, o evento contou com uma roda de conversa para os participantes esclarecerem dúvidas e avaliarem o evento. A atividade promoveu a integração e a troca de conhecimentos, a fim de desenvolver competências para o trabalho em equipe e motivar os jovens a buscarem o ingresso na Universidade e as oportunidades que ela proporciona.
“O evento se alinha ao compromisso da Uesc com a formação de profissionais capacitados para as novas demandas do mercado e proporciona aos estudantes do ensino médio uma visão ampliada das carreiras científicas e tecnológicas, inspirando-os a explorar o universo do conhecimento e a fazer parte da Universidade”, destacou a docente Geovana Pires.