A noite da próxima terça-feira, 26 de julho, ficará para sempre marcada na vida de Fábio Vilas-Boas, pré-candidato a deputado federal. O ex-secretário estadual de saúde vai receber da Câmara Municipal de Itabuna o título de cidadão itabunense, em sessão especial e aberta ao público às 19h, na casa de eventos Terceira Via.
A iniciativa da homenagem é do vereador Kaiá da Saúde e foi muito bem recebida pelos demais integrantes da Câmara. A entrega do título será feita pelo presidente da casa municipal, o vereador Erasmo Ávila.
A ligação de Fábio com Itabuna vem de longa data. O cardiologista é cacauicultor, conhece bem os desafios da economia da região e vive de perto o dia a dia de quem retira o sustento do cacau.
Como secretário estadual de saúde trouxe atendimento médico de média e alta complexidade para mais perto da população itabunense com a construção de uma policlínica e também anunciou a ampliação do Hospital de Base, que será iniciada em breve.
Enquanto esteve à frente da saúde, Fábio foi responsável pela construção de 21 novos hospitais e maternidades, a duplicação de quatro Hospitais Gerais, criação de 26 policlínicas e teve atuação positivamente destacada durante a pandemia, maior desafio enfrentado pelo estado na área da saúde em toda sua história. Graças às suas ações junto com o governador do estado Rui Costa, combateu a crise provocada pelo coronavírus e conseguiu salvar milhares de vidas, deixando a Bahia com a segunda menor taxa de morte por Covid entre os estados brasileiros.
Fábio Vilas-Boas tem uma carreira de sucesso como médico e pesquisador, que o levou a comandar a política estadual de saúde entre os anos de 2015 a 2021. Está entre os principais cardiologistas brasileiros, sendo também referência mundial na pesquisa de células-tronco, com o estudo pioneiro na sua utilização no tratamento da doença de chagas.