O pequeno Lorenzo da Silva Paiva, de apenas 4 anos, precisa, com urgência, ser transferido para uma Unidade de Tratamento Intensivo em Salvador, porque Itabuna não dispõe de médico nefrologista pediátrico. O menino está internado no Hospital Manoel Novaes, desde o último dia 22 de julho, quando foi levado pela família, após apresentar uma alteração no baço e fígado. Lorenzo também vinha tendo febre por mais de 40 dias. Antes de ser internado, foram muitas idas e vindas em unidades médicas, sem sucesso de diagnóstico. “Diziam que era gripe, virose. Fez Raio X e exame de sangue e não deu nada”, lembra a avó do garoto, Ana Cláudia de Jesus Silva.
A alteração nos órgãos foi descoberta por meio de um exame de ultrassom. Internado no Novaes para uma investigação mais ampla, o quadro de Lorenzo foi se agravando e, no dia 9 de agosto, foi transferido para uma UTI pediátrica. Dia 10, a criança foi intubada.
No sábado, 13, os rins de Lorenzo pararam de funcionar. Ele também está com parte do pulmão comprometida. O menino ainda necessita de sangue. Quem puder doar pode procurar o Banco de Sangue da Santa Casa e fazer sua doação em nome de Lorenzo da Silva Paiva.
Segundo Ana Cláudia, vários outros exames foram realizados, incluindo punção na medula óssea e até biopsia no fígado, mas nenhum diagnóstico foi fechado. “Só falam de suspeitas, mas ninguém descobriu ainda o que meu neto tem”, lamenta a avó.
Ainda de acordo com a mulher, o hospital Manoel Novaes vem insistindo em uma vaga em Salvador, para onde Lorenzo precisará ser transportado em UTI aérea, mas os hospitais da capital alegam que estão sem vagas disponíveis. A família está desesperada. “Apelamos para que o prefeito e o governador nos ajude, com uma UTI em Salvador com urgência, ou se não acione outro estado pra estar transferindo ele. Nos ajude por favor”, desabafa, chorando, a avó do garoto.