Difundir a cultura da alimentação agroecológica e orgânica para garantir o acesso a alimentos saudáveis. Esse é o objetivo da Feira Cultural, Agroecológica e Orgânica de Itabuna. O evento é aberto ao público com visitação gratuita e aquisição de alimentos a preço justo. A feira será realizada no Centro de Cultura Adonias Filho, próximo ao Jardim do Ó, em Itabuna, no próximo dia 28, a partir das 16h.
Com apoio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), a feira levará até o centro urbano de Itabuna hortaliças, frutas, verduras e uma diversidade de alimentos orgânicos direto dos produtores e produtoras para a mesa dos clientes.
A iniciativa é do coletivo OCA e, além do Cesol Litoral Sul, conta com apoio da Rede de Agroecologia Povos da Mata, Centro de Cultura Adonias Filho e Secretária de Cultura do Estado da Bahia (Secult).
Para o coordenador geral no Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, esta é uma oportunidade ímpar para adquirir produtos saudáveis direto de quem produz e a preço justo garantindo uma alimentação de qualidade. “É uma iniciativa muito positiva que faz parte da Economia Solidária e nós abraçamos. Sem dúvida alguma é um momento muito valioso por proporcionar aos itabunenses itens de qualidade e orgânicos e, ao mesmo tempo, resgatar a tradição dessa feira que originalmente surgiu no Centro de Cultura [Adonias Filho], mas que precisou migrar de lugar devido ao processo de reforma deste equipamento, mas que agora retoma ao seu lugar inicial cheio de memórias e afetividades”, conclui.
A feira é um evento permanente que vinha ocorrendo na Câmara Municipal de Vereadores e com a retomada ao seu lugar de origem (Centro de Cultura Adonias Filho), será realizada todas as quintas-feiras, sempre a partir das 16h.
Cesol Litoral Sul
O Cesol Litoral Sul é uma política pública de economia solidária da Setre e atende a empreendimentos econômicos solidários como cooperativas e associações, por meio de formações e acompanhamento socioprodutivo com vistas ao aprimoramento de produtos e inserção de grupos em espaços de comercialização como feiras, lojas e pontos de vendas a exemplo do stand do Cesol no Shopping Jequitibá, em Itabuna.