O uso da inteligência artificial e outros recursos tecnológicos de última geração foi a novidade deste ano na 11ª Feira de Saúde e Cidadania do Conjunto Penal de Itabuna, realizada nesta segunda-feira (18). Um retinógrafo digital portátil, dotado de inteligência artificial, foi disponibilizado pelo Hospital de Olhos Beira-Rio (HOBR) para auxiliar no rastreamento da Retinopatia Diabética, doença que pode levar à cegueira de indivíduos que sofrem com o diabetes.
Os exames coletados foram transmitidos para uma central que, por meio da telemedicina, disponibilizará os resultados ao Setor de Saúde do Conjunto Penal, facilitando eventuais tratamentos na unidade física do HOBR em Itabuna. “Oferecemos à Feira de Saúde do Conjunto Penal de Itabuna, a mesma estratégia e tecnologia que utilizamos no nosso evento Novembro Azul, trazendo a telemedicina e a inteligência artificial como novas armas para amplificação dos resultados. Esta foi uma forma de atuação que se fortaleceu com a pandemia, e se tornou um modelo que denominamos como Unidos Pelo Diabetes em Ação”, destaca o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e idealizador do Mutirão do Diabético, Dr. Rafael Andrade.
De acordo com a enfermeira Jeniffer Soares, coordenadora do evento, a feira de saúde é importante para promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde e prevenir doenças. “Ela oferece aos participantes acesso a informações sobre hábitos saudáveis, exames preventivos, cuidados médicos e bem-estar em geral. Além disso, proporciona um espaço para que profissionais possam interagir diretamente com os internos de uma forma integrada com todos os setores da unidade, assim tentando dar maior resolutividade às demandas, ajudando a disseminar informações sobre prevenção de doenças, fatores de risco e a importância de hábitos saudáveis”.
A feira de saúde acontece anualmente na unidade. Esse ano os serviços ofertados foram: atendimento de enfermagem, médico clínico, psiquiatra, médico urologista, testes rápidos, vacinas, avaliação do fundo do olho, eletrocardiograma, consultoria jurídica, tipagem sanguínea, serviço social, odontológico, psicólogos, exames de próstata e laboratoriais, auricoloterapia e ventosaterapia. A realização é da empresa Socializa, que administra o presídio em regime de cogestão com o Governo do Estado/Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.
Atendimentos
A Feira de Saúde realizou um total de 415 atendimentos. considerando os diversos setores. O número é cerca de metade de toda população hoje custodiada na unidade prisional. “A Feira de Saúde é uma forma de ampliar a prestação dos serviços que já realizamos no dia-a-dia, a exemplo de atendimentos em saúde e de cidadania a um grande número de internos em um mesmo ambiente. Agradecemos a todos os parceiros que sempre nos prestigiam, porque sem essas parcerias tudo é muito mais difícil. Agradeço à parceria da empresa cogestora Socializa e a toda a equipe do Conjunto Penal de Itabuna”, afirma o diretor Bernardo Cerqueira Dutra.
A Feira de Saúde e Cidadania teve entre seus parceiros, o Cerpat, o Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, o vereador eleito Júnior da Saúde, e o Hospital de Olhos Beira-Rio.