A cultura tomou conta da Praça dos Eucaliptos, no bairro da Conceição, em Itabuna, na quarta-feira (2), durante a Feira Literária Pequenos Leitores, Grandes Autores. O evento reuniu alunos, escritores e a comunidade em um dia repleto de atividades culturais, incluindo apresentações de dança, declamação de poesias, teatro, performances inspiradas nas obras de Monteiro Lobato, sorteios de livros infantis e rodas de conversa entre escritores e estudantes.
A Feira Literária marcou a culminância do projeto Pequenos Leitores, Grandes Autores, uma iniciativa do Centro Cultural Teosópolis e da Editora Via Litterarum com o apoio do CEDOC/ UESC e da Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Educação, Planejamento, Desenvolvimento Urbano e FICC.
Realizado ao ar livre, mesmo a chuva, não impediu o público de prestigiar as produções de alunos de escolas públicas e privadas, além da participação de escritores regionais. A editora Via Litterarum, Editus e escritores doaram livros para sorteio.
Para o jornalista e escritor Daniel Thame, autor do livro infantil O Gato que Tinha Três Nomes, o evento tem um papel fundamental na formação de novos leitores e escritores.
“Esse projeto é muito importante para despertar nas crianças o gosto pela leitura e incentivar, no futuro, o surgimento de novos autores, mantendo viva a chama de uma literatura sul-baiana que conquistou o mundo.”, afirmou a professora da UESC, Janete Macedo, organizadora do evento, celebrando o sucesso da Feira.
“O público e os alunos tiveram a oportunidade de usufruir e respirar cultura. Mesmo com a chuva, as pessoas permaneceram e puderam apreciar as produções culturais dos próprios alunos, além de interagir com escritores e conhecer suas trajetórias literárias.”, reforçou a educadora.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Júnior Brandão, reforçou a importância da Feira para a difusão da cultura: “O Centro Cultural Teosópolis cumpre seu papel ao promover a literatura infanto juvenil por meio desse evento, fortalecendo o hábito da leitura e o acesso à cultura.”
Realizado anualmente, o projeto busca incentivar a leitura, promovendo o protagonismo dos estudantes em suas criações literárias e aprimorando suas habilidades de comunicação. Além de estimular o interesse pelo universo literário, a Feira aproxima os jovens de escritores e obras regionais, oferecendo às escolas um espaço para compartilhar e valorizar a literatura e a arte.