Na manhã dessa terça-feira (19), circulou um vídeo nas redes sociais mostrando que os feirantes decidiram barrar a entrada de clientes na loja dos Supermercados Meira no Centro Comercial. De acordo com áudio de populares que aparece na gravação, a ação foi em protesto ao fechamento das feiras livres, enquanto os empresários que comercializam os mesmos produtos puderam permanecer com seus estabelecimentos abertos.
O fechamento das feiras-livres nunca foi aceito pelos feirantes, e por grande parte da população. Após a decisão judicial que determinou o fechamento das feiras-livres de Itabuna, em pedido do Ministério Público, diversas manifestações de protesto ocorreram. Desde a desobediência à determinação pelos feirantes até a proposta de extensão do período de funcionamento, tudo ocorria de forma negociada ou silenciosa.
“A prefeitura teria que encontrar uma solução para isso. Só os feirantes vão ser prejudicados? É o momento da criatividade. A gente vê tantos guardas da prefeitura na cidade, eles poderiam organizar os feirantes e os compradores, para que tudo corra bem, mas que essas pessoas não fiquem prejudicadas”, afirma a dona de casa Maria Solange.
A ordem judicial para o fechamento das feiras começaria a valer na quinta-feira da semana passada – dia 14 – e depois foi adiada para a segunda-feira (18), em um acordo envolvendo Ministério Público e Prefeitura.