O prefeito Fernando Gomes decidiu avançar para a terceira fase de reabertura da economia do município. Em vídeo divulgado nas redes sociais na tarde dessa quinta-feira (23), ele disse que vem avaliando o comportamento após a reabertura das áreas centrais da cidade e analisando o número de casos.
Diz Fernando: “Não houve aumento em Itabuna nesse período de abertura do comércio. Pelo contrário, até diminuiu um pouco. Gostaria até de parabenizar os comerciantes que estão cumprindo nosso decreto”. O prefeito, no entanto, chamou a atenção dos bancos. Ele adiantou que vai tomar uma “atitude dura” a partir dessa sexta-feira (24), e ameaçou até interditar agências na próxima semana.
Gomes anunciou também a instalação de mais oito leitos de UTI, aumentando, assim, a capacidade das Unidades de Terapia Intensiva exclusivas para pacientes com a Covid-19.
Já a reabertura do Shopping Jequitibá, restaurantes e academias está prevista para acontecer até o dia 30 de julho. O mesmo vale para o retorno de 50% da frota de ônibus.
A realidade
Na contramão da declaração do prefeito estão os números emitidos, diariamente, pela Vigilância Epidemiológica da própria prefeitura Nesta quinta-feira (23), por exemplo, Itabuna registra 4.566 casos confirmados de Covid-19, 107 a mais que ontem (22). Desse total, 2.477 casos são considerados ativos; 2.695 ainda estão em monitoramento e outros 219 aguardam resultado de exames.
O número de mortes subiu, nas últimas 24 horas, de 99 para 103. Ainda de acordo com o boletim, 1.986 pessoas já foram curadas da doença. No momento, 28 pacientes encontram-se internados em leitos de UTI e 53 em leitos clínicos.
Veja o vídeo em que o prefeito faz os anúncios.