A construção de futuras parcerias técnicas, acadêmicas e científicas entre a Fundação Estatal Saúde da Família (FESFSUS) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) foi debatida entre representações das duas entidades, visando a permanente qualificação dos colaboradores do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população do sul e baixo-sul do estado.
Participaram do encontro a enfermeira e representante do Conselho Curador da FESFSUS, Bárbara Vilas-Boas; a diretora-médica do Hospital Materno Infantil, Maria Esther Vilela; a coordenadora do Núcleo Estadual de Saúde Sul (SESAB), enfermeira Domilene Borges; o reitor da UESC, Alessandro Santana e o Pró-Reitor de Extensão, Neurivaldo Guzzi Filho. O próximo passo será a FESF apresentar uma Carta de Intenção de parceria com a universidade nas áreas de extensão, ensino e pesquisa, o que ocorrerá nos próximos dias.
Durante a visita, Bárbara Vilas-Boas entregou um documento assinado pelo diretor geral da FESFSUS, Ricardo Mendonça, destacando o caráter cooperativista que a fundação mantém com outros entes públicos em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O que a fundação busca – explica Ricardo – é formar profissionais de saúde e gestores qualificados em diversas áreas para a formulação e consolidação de projetos que beneficiem a sociedade baiana.
Visita Técnica de Professoras do Curso de Medicina
Para além da reunião com os dirigentes da UESC, no Campus da Rodovia Jorge Amado, as diretoras do HMIJS receberam as professoras Rosângela Melo e Regiana Quinto de Souza, responsáveis pelos estágios do 5º e 6º ano do curso de Medicina da universidade, para conhecer as instalações do HMIJS e fortalecer outras parcerias. Na oportunidade foi proposta a assinatura de um Convênio entre as instituições, para formalizar o hospital como campo de prática dos alunos da UESC, nas especialidades de Obstetrícia, Neonatologia e Pediatria.
A diretora-geral do hospital, Aline Costa, destacou a importância destes encontros e das parcerias estabelecidas. “Estamos construindo caminhos de mão dupla. A UESC nos ajuda a qualificar nossos colaboradores e nós oferecemos qualificação prática aos seus alunos de medicina”, informou.