Já se passaram quase cinco anos desde que o professor Francisco Carlos deixou a chefia da Direc 7, mas uma de suas máximas – talvez a mais conhecida – continua valendo. Filosofou Chico, certa vez, em conversa com esse blogueiro: “Domingos, a desgraça do serviço público é o cartucho da impressora”. E explicou: “A gente adianta todo o processo, mas quando chega na impressão…”.
E não é que ssa filosofia do caos se aplica mesmo na realidade concreta do dia-a-dia das repartições? Os usuários do posto de saúde do bairro Califórnia que o digam. “Estamos sem poder imprimir os pedidos de exame”, afirma um funcionário a uma paciente (no sentido mais zen da palavra). A alternativa: tentar a impressão, via rede, em outras unidades.
“Ocorre que, quem tem seus cartuchos, não quer gastar com impressões de outros postos. Muita gente acaba saindo do Califórnia, com o nome do arquivo em um papelzinho, para conseguir a impressão na Central de Regulação do SUS, no centro da cidade. É demais”, revolta-se outra paciente, menos zen do que a maioria.
Como disse a senhora usuária, agora uma expert em impressão remota, é demais, mesmo.
Alguém precisa ouvir o amigo Chico da Direc…